Parte I – Concebendo e Planejando Projetos 
            
            Capítulo 1 -Atividades Baseadas em Projetos 
            
              1.1	Por que trabalhar com projetos?
              
                    Um breve histórico
              
              1.2 O que é um projeto? 
              1.3 O que é um projeto educacional 
              1.4 Todo projeto é um trabalho, mas nem todo trabalho é um projeto 
              
                    Atividades de Rotina
                    Atividades de Projeto
                    Comparando atividades de rotina com atividades de projeto
              
              1.5	Uma proposta de tipologia de projetos educacionais 
              
                    Tipologia de Projetos
              
              1.6	Cultura de Projetos na Educação 
              
                    A cultura de fazer as coisas bem feitas
              
              1.7	Tamanho, complexidade e incerteza de projetos 
              1.8	Programas, Projetos e Subprojetos 
              
                    Programas
                    Subprojetos
              
              1.9	 Resumindo 
              1.10	Exercícios 
      Capítulo 2 - Um Modelo de Planejamento de Projetos 
            
            2.1	As duas dimensões de um Projeto – Planejamento e Gestão 
              2.2	Modelos de Planejamento e Gestão de Projetos 
              
                    Elementos básicos do modelo PMI
                    Ciclo de vida de um projeto
                    Processos gerenciais no modelo PMI
                    Atividades típicas das fases de um projeto
              
              2.3	Elementos estruturais e funcionais de um Projeto 
              2.4	Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo 
              
                    Escopo
                    Plano de Ação
                    Plano de Controle e Avaliação
              
              2.5	Riscos e incertezas na realização de projetos 
              
                    Um exemplo de risco intrínseco
              
              2.6	O Plano de Projeto como fator de êxito na gestão 
              2.7	Resumindo 
              2.8	Exercícios 
      Capítulo 3 - Estabelecendo o Escopo de um Projeto 
            
              3.1	Como nasce um projeto? 
              3.2	Definição do Problema 
              3.3	Elaborando a justificativa do Projeto 
              3.4	Definição dos objetivos do Projeto 
              
                    Diferentes visões sobre “objetivos”
                    “Objetivo” no contexto de planejamento e gestão de projetos
                    Objetivo geral
                    Objetivo específico
                    Um ou mais objetivos específicos?
                    Hierarquia de objetivos
                    Tipos de objetivos específicos
              
              3.5	Considerações úteis na declaração de objetivos 
              3.6	Estabelecendo os resultados esperados de um projeto 
              
                    Produtos, resultados e impactos
                    Produto não é garantia de resultado
                    Associando os resultados esperados aos objetivos do projeto
              
              3.7	Definindo a abrangência do Projeto 
              3.8	O Escopo como base para o Plano de Projeto 
              
                    O Escopo como elemento de negociação
              
              3.9	Resumindo 
              3.10	Exercícios 
      Capítulo 4 - Elaborando o Plano de Ação do Projeto 
            
              4.1	O Planejamento orientado pelo escopo do projeto 
              4.2	Questões para o Plano de Ação 
              4.3	Vencendo a inércia do planejamento 
              4.4	O planejamento como um processo 
              
                    Etapas do processo de planejamento
              
              4.5 Preparo e organização para o planejamento 
              4.6 Transformando o Projeto em tarefas executáveis 
              
                    A estrutura de desdobramento do trabalho – EDT
                    Objetivo x Ação x Atividade x Tarefa
                    Quantos níveis deve ter uma EDT?
                    Características desejáveis do último nível da EDT
                    Etapas de construção de uma EDT
                    Exemplo de uma EDT
                    Uso e vantagens da EDT
              
              4.7	Estimativas de tempo 
              4.8	Construindo o mapa do Projeto: a Rede de Tarefas 
              
                    Exemplo de rede de tarefas
                    Determinação do caminho crítico
                    A rede como recurso de planejamento, execução e controle
              
              4.9	Estimativas de custos e recursos 
              
                    Planilhas para planejamento de custos e recursos
              
              4.10	Construindo a linha de tempo do projeto 
              4.11	Resumindo 
              4.12	Exercícios 
      Capítulo 5 - Elaborando o Plano de Controle e Avaliação do Projeto 
            
              5.1	Por que monitorar e avaliar projetos? 
              5.2	O que é monitoramento e avaliação de um projeto 
              5.3	Indicadores de Desempenho 
              
                    O que são indicadores
                    Indicadores para monitoramento e avaliação de projetos
              
              5.4	Elaborando os Indicadores de um Projeto 
              
                    Como selecionar indicadores de desempenho?
                    Critérios de seleção de indicadores
              
              5.5	Procedimentos de Monitoramento 
              
                    Metodologia do Quadro Lógico  (Logical Framework)
                    Metodologia do Processo de Medida de Resultados – PMR
                    O fator comunicação nas ações de monitoramento
                    Ferramentas de apoio ao monitoramento
              
              5.6	Procedimentos de Avaliação 
              
                    Etapa I – Matriz de resultados esperados do projeto
                    Etapa II – Quadro de indicadores de resultado
                    Etapa III – Quadro descritor de baseline
              
              5.7	Formatando o Plano de Monitoramento e Avaliação 
              5.8	Visão geral de Instrumentos de Coleta de Dados 
              
                    Instrumentos usuais para coleta de dados
                    Questionários; Entrevistas; Observação direta; Análise documental; Grupos focais
              
              5.9	Concluindo o Plano de Projeto 
              5.10	Resumindo 
              5.11	Exercícios 
      Parte II – Executando,  Controlado e Avaliando Projetos
            
            Capítulo 6 -Executando o Projeto 
            
            6.1	Passando do planejamento à execução do projeto 
              6.2	Modelos de organização para execução de projetos 
              
                    Comparação entre as organizações para execução de projetos
              
              6.3	Formalizando o início da execução do projeto 
              6.4	Liderança e estilos gerenciais 
              6.5	Organizando e conduzindo o trabalho em equipe 
              
                    Eficácia no trabalho em equipe
                    Formação de equipes
                    Os três C´s no trabalho em equipe
                    Projetos como ambientes de aprendizagem
              
              6.6	Gestão de projetos em ambientes distribuídos ou virtuais 
              
                    Requisitos para a gestão de projetos em ambientes virtuais
                    Requisitos tecnológicos
                    Requisitos culturais
              
              6.7	Resumindo 
              6.8	Exercícios 
      Capítulo 7 – Controlando, Avaliando e Encerrando o Projeto 
            
              7.1	O significado de controle na gestão de projetos 
              7.2	Subsídios para as ações de controle 
              7.3	Avaliação de Projetos 
              7.4	Identificação, análise e solução de problemas 
              
                    Metodologia de solução de problemas
              
              7.5	Relatórios como instrumento de gestão e controle 
              
                    Relatórios de atividade
                    Relatórios de progresso
              
              7.6	Encerrando o projeto 
              
                    O relatório final
              
              7.7	Resumindo 
              7.8	Exercícios 
       Parte III - Ensino, Aprendizagem e Formação de competências em Projetos
            
            Capítulo 8 – Ensinando e Aprendendo através de Projetos 
            
              8.1	Projetos de Ensino e Aprendizagem 
              8.2	Pedagogia versus Metodologia de Projetos 
              
                    Concepção, Pedagogia e Didática
              
              8.3	Projetos de Ensino 
              
                    Projetos de Ensino e a formação do Professor-pesquisador
              
              8.4	Projetos de Trabalho 
              
                    Alguns pressupostos do Método de Projetos
                    A era da informação e a aprendizagem significativa
                    Algumas diretrizes para os Projetos de Trabalho
      Capítulo 9 - Formação de Recursos Humanos para o Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais 
            
              9.1	Recursos humanos para o trabalho com projetos 
              
                    Conhecimento prático versus conhecimento sistematizado
              
              9.2	O desenvolvimento profissional para a gestão de projetos 
              9.3	Disciplinas e competências da gestão de projetos 
              9.4	Especialização em Planejamento e Gestão de Projetos 
              
                    Cursos de Pós-graduação no modelo PMI
                    MBA em gestão de projetos
                    Proposta de inovação no ensino de gestão de projetos sociais
              
              9.5	Especialização em Metodologias de Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educacionais 
      Apêndice A – O projeto do Livro “Trabalhando com Projetos” 
      Bibliografia 
      
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