• AGUIAR J. O. G. (1995) Mudança conceitual em sala de aula: o ensino de ciências numa perspectiva construtivista.Belo Horizonte: CEFET-MG, 1995. (Dissertação, Mestrado em Educação Tecnológica).
• BABBIE, E. (1999) Métodos de Pesquisas de Survey, Editora UFMG, Belo Horizonte, 1999.
• BACCARINI, D., (2004) The Concept of Project Complexity, Curtin Univ. of Techn., www.fsa.ulaval.ca/personnel/vernag/REF/CRL_GPI/
CRL.Sow.html.
• BAKER, S., BAKER, K. E. (1998) Project Management. Alpha books, New York, 1998.
• BALESTERO-ALVAREZ, M. E. (1997) Manual de Organização, sistemas e Métodos, Editora Atlas, São paulo, 1997.
• BARBOSA, E. F. (1999) Indicadores de Desempenho em Projetos e Sistemas Educacionais. Material didático utilizado no Curso de Especialização em Metodologias de Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educacionais – SEE-MG/CEFET-MG, Belo Horizonte, 1999.
• BARBOSA, E. F. (1999) Instrumentos de Coleta de Dados em Projetos e Pesquisas Educacionais. Material didático utilizado no Curso de Especialização em Metodologias de Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educacionais – SEE-MG/CEFET-MG, Belo Horizonte, 1999.
• BARBOSA, E. F. (1999) Material didático utilizado no Curso de Especialização em Metodologias de Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educacionais – SEE-MG/CEFET-MG, Belo Horizonte, 1999.
• BARBOSA, E. F. (1999) Trabalho em Equipe. Material didático utilizado no Curso de Especialização em Metodologias de Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educacionais – SEE-MG/CEFET-MG, Belo Horizonte, 1999.
• BARBOSA, E. F., Gontijo, A. F., Santos, F. F. (2004) Inovações Pedagógicas em Educação Profissional: uma experiência de utilização do método de projetos na formação de competências. Boletim Técnico do Senac, v.30, n. 2, maio-agosto/2004.
• BARBOSA, E.F. Moura, D. G., Nagem, R. L. (2002) Contribuição do método de projetos para a inclusão das tecnologias da informação na escola. Tecnologia Educacional, n. XXIX, p. 40-54, Rio de janeiro, 2002.
• BOLAY, F. W., (1993) Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos – Método ZOPP. Ed. Matilde J. Freitas, Recife, 1993.
• BOYLAN, P. (1997) Introduction to the Theoretical and Philosophical Basis of Modern Management. Notas de aulas, City University, London, outubro, 1997.
• BUNGE, M. (1980) Espistemologia, Trad. C.Navarra, Edusp, São Paulo, 1980.
• BUTTRICK, R. (1997) The Project Workout. Pitman Publishing, London, 1997.
Centro USAID para Informação e Avaliação de Desempenho (1997) Selecionando Indicadores de Desempenho. Publicações da USAID, 1997.
• CHIAVENATO, I. (1996) Os Novos Paradigmas. Ed. Atlas, São Paulo, 1996.
Coordenação Central de Monitoramento e Avaliação – Secretaria de Educação de Minas Gerais. Processo de Medida de Resultado – Manual de Procedimentos, Belo Horizonte, 1998.
Coordenação Central de Monitoramento e Avaliação – Secretaria de Educação de Minas Gerais. Gerenciamento Eficaz de projetos Utilizando Recursos de Monitoramento e Avaliação, Belo Horizonte, 1998.
• DEAN, D. L. (1994) How to Use Focus Groups, in Wholey, J. S., Hatry, H. P. and Newcomer, K., eds., Handbook of Practical Program Evaluation, Jossey-Bass Pub., San Francisco, USA, 1994, pp. 338-349.
• FACULTY OF INFORMATION STUDIES. Development of Management Thought. University of Toronto. Publicação Wide World Web, 1995.
• FOSBERG, K., MOOZ, H., COTTERMAN, H. (1996) Visualizing Project Management. John Wiley and Sons, Inc., New York, 1996.
• FRAME, J. DAVIDSON (1995) Managing Projects in Organizations. Jossey-Bass Publishers, San Francisco, USA, 1995.
• FREIRE, Paulo (2002) Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 2002.
• FREITAS, F. M. (2003) As dimensões da Teoria e da Prática na formação de profissionais da Administração: Contribuições da Metodologia de Projetos à luz do Pensamento Complexo. Dissertação de mestrado, CEFET-MG, Belo Horizonte, 2003.
• GADOTTI, M. (1994) História das idéias pedagógicas. 2a.ed. São Paulo: Ática, 1994.
• HARTRY, H. P., KOPCZYNSKY, M. (1997) Guide to Program Outcome Measurement for the U.S. Departament of Education, Washington, D.C., 1997.
• HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A (1998) Organização do currículo por projetos de trabalho; o conhecimento é um caleidoscópio. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. 5.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
• HERNANDEZ, Fernando (1998) Transgressão e mudança na educação; os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
• HIGINO, A.F.F. (2002) A Pedagogia de Projetos na Educação em Ciência & Tecnologia à luz da ciência da complexidade e de uma teoria da negociação; um estudo de caso no ensino da Física dos cursos de Engenharia Industrial do CEFET-MG. Dissertação de mestrado, CEFET-MG, Belo Horizonte, 2002.
• JEAN, Pierre Boutinet (2002) Antropologia do Projeto. Trad. Patrícia Chitonni Ramos.-Porto Alegre: Artmed, 2002. 5ª Edição, 318p.
• KNOLL, M.D. (2004) The Project Method: Its Vocational Education Origin and International Development - http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/JITE/v34n3/Knoll.html.
• LEWIS, J. P. (1998) Mastering Project Management. McGraw-Hill, New York, 1998.
• LIENTZ, B. P., REA, K. P. (2002) Project Management for the 21st Century, Academic Press, San Diego, 2002.
• LUCKESI, Cipriano Carlos (1987) Da Necessidade de Constituir um Novo Paradigma para a Didática, Tec. Educ., Rio de Janeiro, V.16 (77), Jul./Ago. 1987. (Texto apresentado na X Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, Salvador, maio de 1987).
• LUDKE, Menga (2001) O Professor, seu Saber e sua Pesquisa. Educ. Soc. v.22 n.74 Campinas, abr., 2001. http://atlas.ucpel.tche.br/~poslet/textos/Ludke.pdf.
• MARTINS, J. P. (1991) Administração Escolar – Uma abordagem crítica do processo administrativo em educação, Editora Atlas, São paulo, 1991.
• MARZAGÃO, A. (1996) A Fadiga da Informação, Revista Comunicação, Novembro 1996.
• MAXIMIANO, A. C. A. (1997) Administração de Projetos – Transformando idéias em resultados. Editora Atlas SA, São Paulo, 1997.
• MCMILLAN, J. H., SCHUMACHER, S. (1997) Research in Education. Addison Wesley Educational Publishers Inc., New York, 1997.
Microsoft Corporation (1998) Microsoft Project 98, Makron Books, São Paulo, 1998.
• MOSCOVICI, F. (1994) Equipes Dão Certo. Ed. José Olympio, 3a edição, RJ, 1994.
• MOURA, D. G. (1993) A Dimensão Lúdica no Ensino de Ciências. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação – USP, São Paulo, 1993.
• MOURA, D. G., BARBOSA, E. F., NAGEM R. L. (2001) Projetos em Educação – Apontamentos. Publicação dos autores, Belo Horizonte, 2001.
• MOURA, D. G., BARBOSA, E. F., NAGEM, R. L. (1999) Planejamento do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Projeto-piloto do Programa de Reforma do Ensino Médio. Secretaria de Educação do Espírito Santo, ES, 1999.
• NUNES, R. J. E. (2003) Gerenciamento de Projetos em Ambientes Distribuídos, Seminário Gestão de Projetos 2003 – SUCESU-SP, São Paulo, 2003 - http://sucesusp.org.br/gestaodeprojetos/rogerio.pdf.
PMI – Project Management Institute (1996) A guide to the Project Management Body of Knowledge. 1996.
• ROBBINS, H., FINLEY, M. (1997), Porque as equipes não funcionam. Editora Campus, Rio de Janeiro, 1997.
• ROSSI, P. H., FREEMAN H. E. (1993) Evaluation – A Systematic Approach. Sage Pub., London, 1993.
• SANTOMÉ, 1998 (2000) in Escola Ciclada de Mato Grosso - Novos tempos e espaços para ensinar - aprender a sentir, ser e fazer. Secretaria de Estado de Educação, Cuiabá, 2000. www.seduc.mt.gov.br/ensino_fundamental/projetos.
• SARAIVA, J. F., MOURA, D. G., BARBOSA, E. F., GOMES, A. Q. (2000) Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Texto de referência para o Programa de Reforma do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Espírito Santo, ES, 2000.
• SHAVELSON, R. J. (2004) What Are Educational Indicators and Indicator Systems? http://www.ericae.net/db/eco/ED338701.htm.
• STENHOUSE, L. (1975) An introduction to curriculum research and development. Londres: Heinemann, 1975.
• TANCREDI, F. B., Kisil, M. (1996) Inovando o Ensino de Gerência de Projetos Sociais. Revista Eletrônica de Administração, Universidade Federal deo Rio Grande do Sul. http://read.adm.ufrgs.br/read04/artigo/tancre.htm.
• TURNER, J. R., HUEMANN, M. M. (2004) Current and Future Trends in the Education of Project Managers, University of Economics and Business Adm. Vienna, www.pmforum.org/library/papers/TurneronCompetence.htm.
• WANDERLEY, Eliane C. (1999) Feiras de Ciências enquanto espaço pedagógico para aprendizagens múltiplas. Dissertação de mestrado, CEFET-MG, Belo Horizonte, 1999.
• WEISS, J. W., WYSOCKI, R. K. (1992) 5-Phase Project Management. Addison-Wesley Publishing Co., New York, 1992.
• WHOLEY, J. S., HATRY, H. P., NEWCOMER, K. E. (Eds) (1994) Handbook of Practical Program Evaluation, Jossey Bass Publishers, San Francisco, 1994.
• WORTHEN, B. R., SANDERS, J. R., FITZPATRICK J. L. (1997) Program Evaluation – Alternative Approach and Practical Guidelines. Addison Wesley Inc., New York, 1997.
.:: Retornar ao menu I Ir para "Resumo dos Capítulos" ::.