Este livro oferece aos educadores e estudantes das áreas de ciências humanas e sociais, conhecimentos básicos para o planejamento, gestão, acompanhamento e avaliação de projetos, com foco na área educacional.
Apresenta um novo modelo de planejamento e fundamenta-se em um sistema coerente e organizado de conceitos e métodos que visam contribuir para a melhoria do trabalho com projetos. É uma contribuição que supre as poucas publicações sobre planejamento e gestão de projetos educacionais.
A maior parte de seu conteúdo concentra-se na elaboração do Plano de Projeto, considerando que a maior lacuna na literatura sobre projetos educacionais ocorre nessa área. Prevalece a idéia de que a clareza conceitual é uma condição indispensável para o êxito de atividades baseadas em projetos.
O assunto Monitoramento e Avaliação de Projetos foi incluído em um Capítulo específico, apresentando metodologias de acompanhamento e avaliação de projetos, com vários exemplos de aplicação na área educacional.
Os assuntos apresentados são dispostos em uma ordem lógica, coerente e didática, tendo em vista a organização de conceitos relativos às diversas instâncias no trabalho com projetos. A sequência dos capítulos segue a mesma ordem do ciclo de vida de projetos: concepção, planejamento, execução, controle e encerramento.
O livro se destaca pela grande quantidade de exemplos de aplicação e numerosos exercícios de revisão sugeridos.
* Palavras chave: Projetos educacionais; Educação; Planejamento e Gestão de Projetos; Monitoramento e Avaliação de Projetos.
.:: Retornar ao menu I Ir para "Autores" ::.