Parte I – Concebendo e Planejando Projetos
Capítulo 1 -Atividades Baseadas em Projetos
1.1 Por que trabalhar com projetos?
Um breve histórico
1.2 O que é um projeto?
1.3 O que é um projeto educacional
1.4 Todo projeto é um trabalho, mas nem todo trabalho é um projeto
Atividades de Rotina
Atividades de Projeto
Comparando atividades de rotina com atividades de projeto
1.5 Uma proposta de tipologia de projetos educacionais
Tipologia de Projetos
1.6 Cultura de Projetos na Educação
A cultura de fazer as coisas bem feitas
1.7 Tamanho, complexidade e incerteza de projetos
1.8 Programas, Projetos e Subprojetos
Programas
Subprojetos
1.9 Resumindo
1.10 Exercícios
Capítulo 2 - Um Modelo de Planejamento de Projetos
2.1 As duas dimensões de um Projeto – Planejamento e Gestão
2.2 Modelos de Planejamento e Gestão de Projetos
Elementos básicos do modelo PMI
Ciclo de vida de um projeto
Processos gerenciais no modelo PMI
Atividades típicas das fases de um projeto
2.3 Elementos estruturais e funcionais de um Projeto
2.4 Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo
Escopo
Plano de Ação
Plano de Controle e Avaliação
2.5 Riscos e incertezas na realização de projetos
Um exemplo de risco intrínseco
2.6 O Plano de Projeto como fator de êxito na gestão
2.7 Resumindo
2.8 Exercícios
Capítulo 3 - Estabelecendo o Escopo de um Projeto
3.1 Como nasce um projeto?
3.2 Definição do Problema
3.3 Elaborando a justificativa do Projeto
3.4 Definição dos objetivos do Projeto
Diferentes visões sobre “objetivos”
“Objetivo” no contexto de planejamento e gestão de projetos
Objetivo geral
Objetivo específico
Um ou mais objetivos específicos?
Hierarquia de objetivos
Tipos de objetivos específicos
3.5 Considerações úteis na declaração de objetivos
3.6 Estabelecendo os resultados esperados de um projeto
Produtos, resultados e impactos
Produto não é garantia de resultado
Associando os resultados esperados aos objetivos do projeto
3.7 Definindo a abrangência do Projeto
3.8 O Escopo como base para o Plano de Projeto
O Escopo como elemento de negociação
3.9 Resumindo
3.10 Exercícios
Capítulo 4 - Elaborando o Plano de Ação do Projeto
4.1 O Planejamento orientado pelo escopo do projeto
4.2 Questões para o Plano de Ação
4.3 Vencendo a inércia do planejamento
4.4 O planejamento como um processo
Etapas do processo de planejamento
4.5 Preparo e organização para o planejamento
4.6 Transformando o Projeto em tarefas executáveis
A estrutura de desdobramento do trabalho – EDT
Objetivo x Ação x Atividade x Tarefa
Quantos níveis deve ter uma EDT?
Características desejáveis do último nível da EDT
Etapas de construção de uma EDT
Exemplo de uma EDT
Uso e vantagens da EDT
4.7 Estimativas de tempo
4.8 Construindo o mapa do Projeto: a Rede de Tarefas
Exemplo de rede de tarefas
Determinação do caminho crítico
A rede como recurso de planejamento, execução e controle
4.9 Estimativas de custos e recursos
Planilhas para planejamento de custos e recursos
4.10 Construindo a linha de tempo do projeto
4.11 Resumindo
4.12 Exercícios
Capítulo 5 - Elaborando o Plano de Controle e Avaliação do Projeto
5.1 Por que monitorar e avaliar projetos?
5.2 O que é monitoramento e avaliação de um projeto
5.3 Indicadores de Desempenho
O que são indicadores
Indicadores para monitoramento e avaliação de projetos
5.4 Elaborando os Indicadores de um Projeto
Como selecionar indicadores de desempenho?
Critérios de seleção de indicadores
5.5 Procedimentos de Monitoramento
Metodologia do Quadro Lógico (Logical Framework)
Metodologia do Processo de Medida de Resultados – PMR
O fator comunicação nas ações de monitoramento
Ferramentas de apoio ao monitoramento
5.6 Procedimentos de Avaliação
Etapa I – Matriz de resultados esperados do projeto
Etapa II – Quadro de indicadores de resultado
Etapa III – Quadro descritor de baseline
5.7 Formatando o Plano de Monitoramento e Avaliação
5.8 Visão geral de Instrumentos de Coleta de Dados
Instrumentos usuais para coleta de dados
Questionários; Entrevistas; Observação direta; Análise documental; Grupos focais
5.9 Concluindo o Plano de Projeto
5.10 Resumindo
5.11 Exercícios
Parte II – Executando, Controlado e Avaliando Projetos
Capítulo 6 -Executando o Projeto
6.1 Passando do planejamento à execução do projeto
6.2 Modelos de organização para execução de projetos
Comparação entre as organizações para execução de projetos
6.3 Formalizando o início da execução do projeto
6.4 Liderança e estilos gerenciais
6.5 Organizando e conduzindo o trabalho em equipe
Eficácia no trabalho em equipe
Formação de equipes
Os três C´s no trabalho em equipe
Projetos como ambientes de aprendizagem
6.6 Gestão de projetos em ambientes distribuídos ou virtuais
Requisitos para a gestão de projetos em ambientes virtuais
Requisitos tecnológicos
Requisitos culturais
6.7 Resumindo
6.8 Exercícios
Capítulo 7 – Controlando, Avaliando e Encerrando o Projeto
7.1 O significado de controle na gestão de projetos
7.2 Subsídios para as ações de controle
7.3 Avaliação de Projetos
7.4 Identificação, análise e solução de problemas
Metodologia de solução de problemas
7.5 Relatórios como instrumento de gestão e controle
Relatórios de atividade
Relatórios de progresso
7.6 Encerrando o projeto
O relatório final
7.7 Resumindo
7.8 Exercícios
Parte III - Ensino, Aprendizagem e Formação de competências em Projetos
Capítulo 8 – Ensinando e Aprendendo através de Projetos
8.1 Projetos de Ensino e Aprendizagem
8.2 Pedagogia versus Metodologia de Projetos
Concepção, Pedagogia e Didática
8.3 Projetos de Ensino
Projetos de Ensino e a formação do Professor-pesquisador
8.4 Projetos de Trabalho
Alguns pressupostos do Método de Projetos
A era da informação e a aprendizagem significativa
Algumas diretrizes para os Projetos de Trabalho
Capítulo 9 - Formação de Recursos Humanos para o Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais
9.1 Recursos humanos para o trabalho com projetos
Conhecimento prático versus conhecimento sistematizado
9.2 O desenvolvimento profissional para a gestão de projetos
9.3 Disciplinas e competências da gestão de projetos
9.4 Especialização em Planejamento e Gestão de Projetos
Cursos de Pós-graduação no modelo PMI
MBA em gestão de projetos
Proposta de inovação no ensino de gestão de projetos sociais
9.5 Especialização em Metodologias de Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educacionais
Apêndice A – O projeto do Livro “Trabalhando com Projetos”
Bibliografia
.:: Retornar ao menu I Ir para "Sinopse" ::.